Esse é um assunto que sempre gera muita polêmica, uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Mas o que a bíblia de fato diz? Na realidade não existe texto na bíblia falando de forma explícita a respeito de tatuagens, Existe um único texto que fala a respeito de não marcar o corpo.
Levítico 19:28 Pelos MORTOS não ferireis a vossa carne; nem fareis MARCA nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.
Algumas pessoas tiram um texto fora do contexto para dar base a sua “teologia” pessoal. Mas todo texto fora do contexto vira pretexto pra todo tipo de coisa. E outro problema no meio evangélico, é que muitas pessoas chamam de pecado aquilo que não passa de pura doutrina de homens. De forma clara vemos Deus dando uma ordem ao povo de Israel, para não ferir o corpo nem imprimir qualquer tipo de MARCA em homenagem ou culto aos MORTOS. Não fala de forma clara e pontual para não fazer tatuagem, e tão pouco está falando de alguém que fez alguma marca porque achou legal. Mas sim, condenando o ato de marcar o corpo pela sua motivação: culto aos mortos.
Outro texto que apoia esta mesma verdade esta em Dt 14:1 Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos dareis golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto. Vemos de forma muito clara que em nenhum momento é mencionado tatuagens. (Obs. o livro de deuteronômio é uma “repetição da lei”). Então por favor, não force a interpretação do texto.
Ou seja. Tatuagem não é pecado!!
Então quer dizer que pode? Sim e Não.
Vamos ao equilíbrio!
1Co 10:23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
A questão não é se pode ou não pode. Existem entre outras, duas coisas que quero destacar. O amor ao próximo e a nossa motivação, intenção em tudo o que fazemos.
1Co 8:7-13 Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se.8Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.9 Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.10 Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?11 E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. 12 E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. 13 E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.
O contexto está falando sobre comidas sacrificadas aos ídolos, e que não existe problema nenhum em comer desde que a nossa liberdade não fira a consciências dos mais fracos ou sem conhecimento, para que não sirvamos de pedra de tropeço. Pois quando pecamos assim contra nosso irmão, pecamos contra Cristo. Sério não é? O mesmo princípio vale para tatuagens, como já disse, não é pecado. Mas se nosso irmão não entende isso, por amor a ele não devemos usar nosso conhecimento para causar escândalo ou servir de tropeço a ninguém.
1Co 10:31-33 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,33 assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.
Qual tatuagem quer fazer, onde quer fazer e o que esta motivando a fazer ? Esse deve ser o nosso pensamento. As vezes a motivação esta errada, muitas vezes é uma questão de rebeldia, ou também o desenho carregue em si um significado que vai de contra nossos princípios e valores, e por ai vai. Devemos sempre sondar nosso coração antes de qualquer coisa. E é claro, sempre visando o impacto que isso pode gerar no meio cristão ao qual estamos envolvidos.
Tome estes versículos abaixo como conselho e fique livre.
1Jo 3:21-22 pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.21 Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;
Mas se você é o tipo de cristão radical quanto a tatuagem, ok ! Está no seu direito de discordar e achar o que quiser. Só não está no direito de dizer que é pecado aquilo que a bíblia não diz que é.
Então vemos os seguintes argumentos:
1Co 6:19 Somos templo do Espirito santo…Sim, isso é verdade. Mas esse texto esta falando sobre pecados sexuais como a prostituição… Que pelo fato de Deus habitar em nós, somos um com Ele, e não devemos usar nosso corpo para tais praticas.
Mas seguindo o raciocínio de quem usa esse texto como base para não fazer tatuagens para não “agredir” o templo do senhor, vamos lá:
Pare agora de tomar refrigerante, comer pizza, Mcdonalds, usar adoçante, etc. Afinal de contas essas coisas também prejudicam o “templo”.
E pra quem acha que a marca que a bíblia fala em Lv 19:28 se enquadra em todas as marcas de forma geral, ok! Vou seguir seu raciocínio.
São imperdoáveis as pessoas que tem cicatrizes, seja ela de qualquer natureza. Porque não deixa de ser uma marca.
Ou ainda outros que alegam que estejam “mexendo no templo”, blza!
Todos os que extraíram um siso, usam aparelhos ortodônticos, doaram algum órgão, etc. estão condenados.
E mais. Se isso pra Deus fosse tão importante, qualquer pessoa que se convertesse tendo uma tatuagem, eu acredito que ele usaria do seu poder para removê-la. Vai que a tatuagem impeça a pessoa de ser salva.
A questão aqui, não é apoiar a prática. E sim, ficar só com o que a bíblia diz.
Abraço
Tiago Velasque
Graduado do Rhema Brasil – Porto Alegre
Alguns modelos de tatuagens com temas cristãos:
Video com ótima campanha evangelística abordando o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário