Já o nome Metalhead (mais utilizado na Europa), vem do próprio gênero musical. Os cabelos compridos, casacos de couro, coletes jeans, patches de bandas de metal entre outros acessórios ajudam a promover um sentido de identificação na subcultura.
A origem do nome:
Segundo os guitarristas do Status Quo, Rick Partiff e Francis Rossi, muitos dos apreciadores do rock underground da época em pubs da Inglaterra nas cidades de Birmingham e Londres, já realizavam este tipo de dança ouvindo rock.
Eles próprios decidiram adotar um estilo de rock mais underground e frequentar estes pubs, perceberam como os frequentadores deste recintos agiam e decidiram fazer o mesmo no palco. Automaticamente bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, por frequentarem os mesmos locais também começaram a adotar o mesmo tipo de atitude no palco.
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, comenta em um video de Ozzy Osbourne que esta atitude foi crucial para o sucesso do Black Sabbath em terras americanas.
O termo "headbanging" foi supostamente cunhado durante a primeira turnê do Led Zeppelin nos EUA em 1969.
Ozzy Osbourne e Geezer Butler foram uns dos primeiros a fazerem o headbanging num show em 1970.
Posteriormente nomeando a cultura que estava em seu surgimento.
Uma outra historia a respeito deste nome se deve a banda Punk "Ramones" que no ano de 1977, gravou a musica "Suzy is a Headbanger" que relata a historia de uma garota que curtia metal.
As caracteristicas:
A cultura headbanger, envolve uma série de valores
e costumes tipícos. A cultura tem uma espécie de "código de
autênticidade", que é primordial, em que as bandas devem evitar "apelo
comercial" e não se vender pra atingir o mainstream. Esse código também envolve a autonomia cultural do resto da sociedade. Os cabelos compridos, roupas pretas, casacos de couro, jaquetas ou coletes jeans, patches e camisetas de bandas metal e acessórios ajudam a promover um sentido de identidade cultural dos headbangers.
Os aspectos sociais:
Ao invés de danças comuns, os headbangers são mais susceptível ao mosh ou headbanging, um movimento em que a cabeça é agitada para cima e para baixo no rítmo da música.Os headbangers fazem costumeiramente o Maloik, formado pelo punho com o mindinho e o dedo indicador estendido, conhecido variadamente como "punho de metal". Ronnie James Dio é creditado por ter associado o gesto a cena.
A autênticidade:
Na cultura headbanger, assim como em outras, o termo pejorativo poser é usado para se referir a quem se acha ou fingir ser fã de uma banda ou membro da cultura, sem entender ou respeitar seus valores e características, geralmente buscando se enturmar ou por popularidade.O termo "mallcore" é usado para se referir a bandas com "apelo comercial", geralmente de nu-metal.
Nem todo músico ou fã é necessariamente um headbanger, pois alguns são notoriamente ou declaradamente ecléticos ou hipsters, que podem ter um profundo apreço a coisas e gêneros musicais que em nada tem a ver com metal e headbangers.
O visual:
Iron Maiden |
Aspectos distintos do visual heavy metal podem ser creditado a várias bandas, mas a banda que leva mais crédito foi Judas Priest, principalmente por seu cantor, Rob Halford. Halford disse que foi inspirado pelas roupas usadas pela "cultura do couro" (jaqueta de couro, calça de couro e botas), e vendo a polêmica que o Heavy Metal criou, adotou esse visual. Conforme foi tornando-se famoso, o Heavy Metal foi sendo envolto em uma aura de "misticismo" no qual se colocava este estilo como extremamente machista.
Muitos "headbangers" adotaram partes do visual de couro com rebites de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de balas entre outros, pois estes dão uma certa agressividade ao visual. O visual remete principalmente à NWOBHM e ao surgimento do Thrash Metal na baía de San Francisco, nos Estados Unidos. Porém o visual Thrasher apelava mais para o Jeans claro do que para o couro.
Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o Doom Metal, Gothic Metal e o Black Metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos. Os coturnos são muito populares entre os Headbangers. O cinturão de balas e a calça camuflada, acessórios que remetem ao militarismo e demonstram a força do Metal como se fosse uma Milícia, fato retratado em músicas como Metal Militia do primeiro disco do Metallica (1983).
Nos Estados Unidos
surgiu na década de oitenta um estilo influenciado pelo Thrash Metal,
porém mais extremo que é o Death Metal, que adota visual mais simples do
que o Black Metal, porém mais agressivo do que o Thrash Metal, usando
couro, jeans escuro, coturno e cinturão de balas.
Headbanger's Tube:
Headbanger's os agitadores de cabeça (Doc - 2011)
Tribos Urbanas - Headbanger's
Suzy is a Headbanger - The Ramones (1981)
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