quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Opinião: Escolas, Cursos e Seminários... Valem à pena?



A Igreja tem sido diariamente bombardeada com uma serie de Visões Proféticas e Ministeriais. Para que isto ocorra e para que surta o efeito desejado na Igreja estes “Ministérios” usam de vários métodos de persuasão e manipulação para atrair novas ovelhas para seus matadouros.
Todo bom cristão com algum tempo de caminhada na Fé, sabe que a ele cabe uma chamada divina, que na verdade é para todos aqueles que recebem o Senhor em suas vidas, esta chamada é a de pregar as Boas Novas.
Mas este mesmo cristão ao se sentir chamado se sente inseguro em cumprir o seu ide, devido a sua falta de conhecimento especifico e ministerial.
E é neste momento que entram as Escolas, Cursos e Seminários. Não! Eu não estou sendo contra a pessoa estudar e desejar ter mais conhecimentos de sua Fé e das escrituras, muito pelo contrario eu sou a favor da implantação de Escolas Bíblicas mais eficazes do que as que temos na atualidade.
O que eu questiono é sobre a qualidade, veracidade e qual o suporte pós curso que eles oferecem, digo isto porque no passado eu já fui seduzido por uma destas famosas escolas e hoje os professores dela são incapazes de responder um E-mail ou uma postagem que direciono a eles. E também não podemos julgar um cesto de frutas, porque nele tem duas ou três podres, eu sei e conheço alguns Ministérios que são sérios e tremendamente comprometidos com a expansão do Reino de Deus.
Dos Seminários Teológicos o único perigo que eles podem promover é a discrepância no ensinamento de doutrinas que divergem daquelas aplicadas por sua igreja ou denominação, mas isto depois de uma boa conversa com seu Pastor é facilmente resolvido.
Mas estas Escolas Chamadas Proféticas, de Missões, de Avivamento tem que ser profundamente analisadas antes de se haver qualquer envolvimento com elas.
Pois se uma pessoa tem duvidas a respeito de seu chamado e sente que seu ide esta estagnado, se envolve com algumas delas na intenção que algo de sobrenatural aconteça e isto não ocorre o segundo estado é ainda pior que o primeiro.
Em muitas destas Escolas em nome do “Profético” heresias terríveis e achismos hediondos são ministrados como se fossem direções divinas.
Eu mesmo numa Escola que fui aluno um dos professores que por sua vez é um figurão da musica Gospel profetizou que eu seria um Mártir nas terras de Israel, veja até onde vai o nível de manipulação aplicado nestas Escolas!
Outra questão que aquele que pretende se envolver nestas Escolas que tem como maior chamariz grandes nomes e ícones sejam do ensinamento da Palavra, ou seja, do louvor é que vale a pena os conhecer melhor e saber de suas verdadeiras intenções e se tudo aquilo que ele ministra é algo pratico em suas vidas cotidianas.
Por isto eu aconselho. Pergunte, monitore as redes sociais e noticias, saiba de sua vida pregressa antes do Ministério, enfim saiba com quem você esta se envolvendo.
Use a inteligência no tocante a valores de mensalidades e de inscrição. Eu conheço historias de Ministros que levam grupos para viagens missionárias em outros países, e cada integrante do grupo paga um determinado  valor dentro do mesmo está embutido, fracionadamente a todos os integrantes do grupo as passagens e despesas daquele que seria o responsável em promover uma experiência missionária ao grupo, e muitas das vezes não só estes valores extras são para cobrir suas despesas como a de seus familiares ou um e outro integrante de seu Ministério que ele tenha mais afinidades.
A maioria destas Escolas e Ministérios possui grupos de Louvor e Adoração. Neste ponto temos que prestar a atenção naquilo que repetimos, pois muitas das vezes existem idéias subliminares embutidas em suas letras, idéias estas que tem o papel de nos convencer que suas verdades estão corretas mesmo que sejam as piores heresias, e é neste ponto que aonde as Escrituras nos recomendam a oferecer um culto racional a Senhor vai por água a baixo dando lugar a uma serie de enganos e promovendo uma histeria religiosa coletiva em nome de uma Fé que não é verdadeira em sua fonte.
Outra questão a ser pensada também é a seguinte. Quem esta a serviço de quem ou quem deve dar suporte a quem? São as Escolas que devem prestar serviço a Igreja ou a Igreja que deve dar suporte as Escolas.
A Igreja como a firma as Escrituras é o corpo místico de Cristo cujo ele mesmo é o cabeça correto? E neste contexto bíblico não encontramos lugar para as Escolas.
Ao pensar em fazer parte de uma destas Escolas, uma das primeiras coisas que o aluno tem que ter em mente que ali é só um centro de capacitação para que ele possa ativar seu chamado e atuar em sua Igreja, por isto uma das coisas a serem pensadas é se a visão desta escola se encaixa nos propósitos de sua Igreja ou se combina com planos de sua liderança.
Eu passei por uma Missão mundialmente conhecida e o que vi lá eram “missionários” envolvidos com seus “projetos”, mas que viviam sedentariamente na base de sua Missão e sustentados por suas Igrejas que todos os meses enviavam o valor que lhes cabia para mantê-los ali.
A conclusão que cheguei ao ver aquilo é que muitos destes lugares tem se tornado refúgios para pessoas que não conseguem se submeter as suas lideranças Eclesiástica vivendo uma vida de Fábulas.
No meu caso quando eu voltei da Escola que fiz, eu passei por sérios problemas em relação à submissão ministerial.
Eu na minha cegueira, mas que na verdade eu tinha por visão! Acreditava que meus Pastores e lideres estavam errados e suas idéias eram antiquadas completamente fora do centro da vontade de Deus.
E que eu havia estudado quatro meses em outro estado, e meus professores eram todos figurões na visão que vive então eu estava mais capacitado que eles e que todos eles estava cegos pelas escamas da religião!
Quando eu tentei contatos com a Escola e até mesmo quem sabe voltar para ela e colaborar com um obreiro ou sei lá o que fosse a única resposta que tive foi o silencio por parte de seus lideres.
O fim desta historia é que eu precisei ser disciplinado, mas não tive a maturidade suficiente para entender que o Senhor corrige aqueles que ele ama e me afastei da presença do Senhor e da comunhão dos Santos por sete anos de minha vida e eu falo com toda certeza do mundo foram sete anos perdidos onde minha vida entrou em um retrocesso e eu um processo de autodestruição.
É pelo meu testemunho de vida que eu alerto sobre os perigos destas novas visões e suas escolas de ilusões.
A melhor Escola Ministerial que existe é a sua Igreja, o melhor material didático é a sua Bíblia e o melhor professor do mundo é o Espírito santo.
Se você tiver isto em mente e em pratica ninguém lhe segurará e as portas das nações se abrirão para você.
Pense nisto com carinho, ore e medite na Palavra de deus. O senhor falará contigo e lhe mostrará o melhor caminho a seguir...



Nenhum comentário:

Postar um comentário