segunda-feira, 1 de junho de 2015

O Messias brasileiro: Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos.

Este post não tem o intuito de exaltar ou colocar qualquer pessoa que seja no lugar de Jesus. Quanto ao termo "messias" usado o mesmo será explicado segundo ao Dicionário de língua portuguesa para que não haja confusões com relação ao uso deste termo. 
 
Messias:
 
Mes.si.as: 1. Redentor prometido aos judeus.
                  2. Pessoa esperada ansiosamente.
                  3. Reformador social.
 
 
mes·si·as
substantivo masculino de dois números
1. Redentor prometido aos judeus.
2. [Por extensão]  Pessoa esperada ansiosamente.
3. [Figurado]  Reformador social. (Nestas duas .acepções, grafa-se com inicial minúscula.)

esperar pela vinda do MessiasEsperar por coisa muito problemática.

"messias", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/messias [consultado em 01-06-2015].
sculino de dois números
1. Redentor prometido aos judeus.
2. [Por extensão]  Pessoa esperada ansiosamente.
3. [Figurado]  Reformador social. (Nestas duas .acepções, grafa-se com inicial minúscula.)

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"messias", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/messias [consultado em 01-06-2015].
mes·si·as
substantivo masculino de dois números
1. Redentor prometido aos judeus.
2. [Por extensão]  Pessoa esperada ansiosamente.
3. [Figurado]  Reformador social. (Nestas duas .acepções, grafa-se com inicial minúscula.)

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"messias", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/messias [consultado em 01-06-2015].
mes·si·as
substantivo masculino de dois números
1. Redentor prometido aos judeus.
2. [Por extensão]  Pessoa esperada ansiosamente.
3. [Figurado]  Reformador social. (Nestas duas .acepções, grafa-se com inicial minúscula.)

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mes·si·as
substantivo masculino de dois números
1. Redentor prometido aos judeus.
2. [Por extensão]  Pessoa esperada ansiosamente.
3. [Figurado]  Reformador social. (Nestas duas .acepções, grafa-se com inicial minúscula.)

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1. Redentor prometido aos judeus.
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3. [Figurado]  Reformador social. (Nestas duas .acepções, grafa-se com inicial minúscula.)

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Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, foi um líder do movimento messiânico que reuniu milhares de sertanejos no arraial de Canudos, no Nordeste da Bahia, à margem do rio Vasa- Barris, onde resistiu às tropas do Governo Federal. Nasceu em 13 de março de 1830, na Vila do Campo Maior de Quixeramobim na então Província do Ceará. Seu pai, Vicente Mendes Maciel era comerciante de secos e molhados e gostava de se aventurar no ramo da construção civil. Sua mãe, Maria Joaquina do Nascimento, morreu quando Antônio tinha seis anos de idade.
Antônio teve uma infância marcada pelos maus-tratos da madrasta, pelos delírios alcoólicos do pai, pelo extermínio de parentes na luta de sua família (Maciel) contra os Araújo e pela influência mística, comum no meio sertanejo. Gostava de ler o “Lunário Perpétuo”, “Carlos Magno” e outros livros com narrativas místicas que circulavam naquela região. Demonstrava grande entendimento religioso, frequentava a igreja e era amigo do padre. Tinha especial carinho pelas crianças e idosos, conquistando a admiração do povo de Quixeramobim e arredores. Pressionado pelos antigos credores do pai, e sem grandes aptidões para os negócios do armazém de secos e molhados, Antônio, temendo o fracasso, procurava consolo na leitura da Bíblia. Depois que suas irmãs casaram-se, Antônio começou a pensar em constituir sua própria família. Quando em 1874, apareceu na Bahia, já o seguiam os primeiros fiéis. Na Vila de Itapicuru-de-Cima foi preso por suspeita de homicídio e mandado de volta ao Ceará. Por falta de fundamento da acusação foi posto em liberdade e voltou à Bahia.
Aderiu à campanha de reformas e renovação espiritual da Igreja. Passou de 1877 a 1887 andando pelos sertões, parando aqui e acolá, empenhando-se com seus beatos em construir e restaurar capelas, igrejas e cemitérios. O povo seguia todos os atos de Antônio Conselheiro, obedecia-lhe cegamente. Surge então a primeira “cidade santa”, o arraial do Bom Jesus, hoje Crisópolis, onde ainda existe a capela construída por Antônio Conselheiro. Em 1893, quando o governo central autoriza os municípios a efetuarem a cobrança de impostos no interior, Antônio Conselheiro resolve pregar contra essa decisão e manda arrancar e queimar os editais.Depois disso, seu grupo com aproximadamente duzentos fiéis seguidores parte em retirada, mas é perseguido por uma força de polícia, formada por trinta soldados que os alcança em Massete. O grupo do Conselheiro consegue, contudo, derrotar os policiais. A rebelião de Canudos finalmente foi reprimida. No dia 5 de outubro de 1897, morreram os últimos defensores. Canudos não se rendeu, resistiu até o esgotamento completo. O Conselheiro foi assassinado, decapitado, e sua cabeça enviada para estudos científicos. No dia 6 de outubro, o arraial, que foi completamente destruído e incendiado, contava com 5.200 casebres. Esses acontecimentos tiveram repercussão nacional. Foi a
chamada Guerra ou Campanha de Canudos, em 1896-1897. Sobre a “Revolta de Canudos”, Euclides da Cunha escreveu a consagrada obra

literária: Os Sertões

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