Drottnar é uma banda cristã de metal extremo natural de Fredrikstad, Noruega. Formada em 1996, a banda lançou três álbuns, Spiritual Batle (2000), Welterwerk (2006), e Extratum , e um EP intitulado Anamorphosis (2003).
O primeiro álbum foi lançado no Reino Unido pela plâncton Records.
Atualmente assinaram contrato com a gravadora sueca Endtime Productions (Extol, Antestor, Crimson Moonlight).
Drottnar é o plural de cantar (cantar. Drottinn, norueguês "Drott") mas a mesma palavra no islandês também significa "Mestre", "Rei" ou "Governante". No começo usavam uma temática Viking e tinha o nome de "Vitality", já atualmente são reconhecidos pela temática soviética e socialista em seus uniformes e letras.
A banda foi originalmente formada em 1996 por quatro irmãos Lind: vocalista Sven-Erik Lind, guitarrista e tecladista Karl Fredrik Lind, baterista Glenn-David Lind, e o baixista Bjarne Peder Lind.
Eles gravaram suas duas primeiras demos no raio X Studios. O primeiro, trabalho foi intitulado "Doom of Antichrist", sendo lançado em Maio de 1996. O nome Drottnar veio em 1998 e uma "A White Realm" foi gravado em setembro.
Em 2000, a banda lançou suas demos juntos como um álbum intitulado "Spiritual Batle" foram lançados no Reino Unido pelo selo
Plâncton Records. As demos foram remasterizadas para o álbum, e "Spiritual Batle" sendo ambas bem recebidas pela Cross Rhythms Magazine.
Um ano depois, Drottnar entrou no estúdio da Black Woods Productions e gravou uma canção chamada "Trellebaand Maa briste" para o selo sueco do Endtime Productions, que a incluindo na coletânea 'In the Shadow of Death.
A banda mudou sua imagem um pouco e usado elementos mais militantes, tais como máscaras de gás, como parte de seus shows ao vivo.
Em 2003, Drottnar gravou um EP intitulado "Anamorphosis" pelo selo norueguês Momentum Escandinávia.
O EP foi limitada a 850 cópias apenas, algo interessante sobre este EP é que ele contém uma introdução e três músicas com violinos. O baixista Bjarne Peder Lind deixou a banda antes do álbum ter sido terminado.
E emergencialmente entraram na banda o guitarrista Bengt Olsson eo baixista Havar Wormdahl.
Alguns elementos, tais como trompete foram gravados em Ostrava na República Tcheca por Jan-Espen S. Schildmann.
Em abril de 2006, a banda lançou um álbum intitulado "Welterwerk" e um disco vinil de 7 polegadas intitulado "Ad Hoc Revolt" também foi lançado para fins promocionais.
Na época do lançamento deste álbum, a banda começou a usar uniformes e elementos de militaria soviética em seus shows sempre zombando do regime nazista e de seus seguidores.
Drottnar já tocou com bandas como Grimfist e Extol . No verão de 2008 fizeram uma pequena turnê pelos Estados Unidos, onde chegaram a se apresentar no Festival Cornerstone .
Em 1 de fevereiro de 2009, a banda anunciou que estava gravando um novo álbum. No dia seguinte, anunciou a saída do guitarrista Bengt Olsson.
No entanto, no meado daquele mesmo ano, em agosto, a banda divulgou que Olsson tinha voltado.
A gravação continua, e o fruto dela é o single do álbum "Lucid Extract" que foi lançado em novembro de 2011.
Em outubro de 2012, a banda lançou o novo álbum, intitulado "Estratum", em formato digital, bem como um videoclipe para a música "We March".
A banda tem se apresentado em festivais notáveis, como o sueco Endtime Fest, promovido pela Norway's Nordic Fest, Switzerland's Elements of Rock, e Finland's Immortal Metal Fest.
Letras de músicas e temas:
No começo as letras da banda expressavam a sua Fé usando uma abordagem brutal e extrema; as letras de "Spiritual Batle" foram inspiradas pelo livro do Apocalipse e tratadas principalmente com a batalha que assola o mundo espiritual.
Os membros da banda chegaram a afirmar:
"A cena black metal norueguesa não influencia nossas letras, mas as nossas letras e estilo são os do Black Metal"
Na atualidade pouco se lembra o visual tradicional das bandas Black metal, pois não só os uniformes e peças de militaria soviética foram incorporados ao seu estilo.
Como também em suas gravações foram inseridos trechos de programas de radio e TV em língua soviética e para afirmar ainda mais a sua postura militante o megafone é uns instrumento indispensável em suas apresentações.
Estilo musical:
No geral o estilo da Drottnar tem sido descrito como unblack metal, Doom/Death Metal ou mesmo Viking Metal.
Em "Spiritual Batle", a banda foi comparada com Groms, Extol e Antestor. O vocalista Sven-Erik tem um vocal que vai do rosnado para um estilo mais agudo.
Com o lançamento do "Welterwerk", a Drottnar ampliou o seu estilo.
Site oficial da banda:
Drottnar Tube:
Wer March
Cul - De - Sac
Stratum (Full Album)
Nenhum comentário:
Postar um comentário