terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Especial de Natal : Papai Noel e seu fiel companheiro Krampus.


Queres saber mais sobre o Papai Noel? Veja este vídeo com bastante atenção...

O lado obscuro do Natal

Krampus: O Companheiro do Papai Noel

Lenda europeia diz que quando a criança não se comporta bem durante o ano, não ganha presentes, mas sim a visita de um ser horrendo chamado Krampus.Você provavelmente nunca ouviu falar dele. Eu nunca tinha. Quem falou que existia um ser chamado Krampus. A lenda é originária da região dos alpes europeus, sendo forte na Áustria, Alemanha, Hungria e Croácia e tem centenas de anos. Vamos voltar centenas de anos no tempo. Não existia a figura do Papai Noel, mas sim de São Nicolau, e o seu dia era comemorado dia 06 de dezembro. Nesse dia, as crianças que foram boazinhas durante o ano ganhavam presentes. Só que a história começa um dia antes, no dia 05 de dezembro. Nesse dia quem saia nas ruas era um ser horrendo chamado Krampus, que ia atrás das crianças que não se comportaram bem. Ele as pegava, colocava em um cesto e as levava embora para serem castigadas! Imagina as crianças daquela época, deviam ficar aterrorizadas! Krampus é apenas um dos nomes do companheiro maldoso de São Nicolau. Seu nome muda de região para região, país para país. Krampus é como um nome genérico. Outros nomes são: Schabmänner, Rauhen, Hans Trapp, Bellsnichol, Klaubauf, Pelzebock ou Pelznickel no sul da Alemanha e Schmutzli na Suiça.

Características do Krampus.


Um Demônio punidor de crianças más não pode ser uma bela criatura. Seus traços mais marcantes são:

- uma língua extremamente grande (huahuaha tá tocando Forever do Kiss neste momento!)
- corpo alto, coberto de pelos negros ou marrons
- um belo par de chifres
- um longo rabo
- pernas de bode
- carrega correntes
- tem na mão um feixe de galhos de madeira com o qual ameaça as crianças que se comportam mal ou que não sabem suas lições.
- Tem um cesto em suas costas para levar as crianças que não se comportaram bem.

Festivais...  


Krampus Festival
Krampusnacht (Noite do é um Krampus) é festival realizado atualmente em alguns locais da Europa no dia 05 de dezembro. Rapazes (a maioria bem bêbados) se vestem com peles de carneiro, uma máscara feita de madeira com chifres e seguram correntes. Alguns simplesmente desfilam junto com São Nicolau. Outros reproduziam o que todos sabiam que Krampus fazia: andavam sem objetivo nas ruas, alarmando as crianças, colocando medo naquelas que haviam se comportado mal e arrastavam pesadas correntes de ferro. Outro costume derivado da lenda do Krampus é a troca de cartões de Natal. Nas figuras desses cartões era comum ter a imagem de São Nicolau e Krampus juntos, e na parte interna haviam mensagens engraçadas, com as frases: "Gruss vom Krampus” [Saudações de Krampus] ou “Brav Sein!” [Comporte-se!].

Antigos cartões de Natal aonde se mostra Papai Noel e Krampus juntos.

Por que quase ninguém conhece o Krampus?

Primeiro, porque é uma lenda dos alpes europeus. Assim como na Europa não conhecem nossas lendas, como o Saci, Boto etc... nós também não conhecemos muito das lendas europeias e o mais importante foi quando São Nicolau virou Papai Noel. No século 19, São Nicolau passou a ser conhecido como Papai Noel nas Américas, mudando seu traje para o que conhecemos hoje, roupas vermelhas e barba branca. Só que o Krampus não veio com ele, coube ao próprio Papai Noel fazer o papel de ser bom e mal. As crianças boas ganham presentes do bom velhinho, e as más ganhavam um saco de carvão. Hoje, grupos estão lutando para introduzir a figura do Krampus nas festas natalinas, para ele assumir a punição para as crianças más, e o Papai Noel ficar sendo exclusivamente bonzinho.  

Vejam só esta decoração em um Shopping Center europeu... Tirem suas próprias conclusões...



Nenhum comentário:

Postar um comentário