O primeiro trabalho da banda, Vida, Jesus & Rock'n'Roll foi lançado em 1991, mas o amadurecimento musical do conjunto iniciou em 1995 com On the Rock, um dos mais elogiados da banda. No fim da década de 90, a música do grupo sofreu mudanças. O álbum Resgate (1997) e seu sucessor Praise (2000) embarcaram no britpop, em contraponto ao hard rock dos projetos anteriores. A partir daí, o grupo lançou alguns discos ao vivo e outros inéditos. Em 2006, com a entrada oficial de Dudu Borges na formação, o Resgate lançou Até eu Envelhecer.
Com mais de vinte anos de carreira, o Resgate viveu em 2010 um dos momentos mais populares de sua história com a entrada do conjunto no cast da Sony Music e o lançamento do elogiado Ainda não é o Último, que fez o grupo fazer uma série de shows. Mais tarde, Dudu Borges teve que deixar o grupo, que retornou a um som mais cru com Este Lado para Cima, de 2012. Em sua história, a banda emplacou hits no rock cristão brasileiro, e alcançando reconhecimento do público em suas indicações ao Troféu Talento e também no Troféu Promessas. Sua formação atual é a mesma que gerou o grupo.
A História...
![]() |
| Foto da época do album Jesus, Vida e Rock'n'Roll |
Em 2000, a banda decidiu lançar um disco com uma temática congregacional, voltando-se mais ao pop rock que nos discos anteriores. Trabalhando novamente com Paulo Anhaia e gravado no estúdio Midas, foi lançado Praise, que trouxe canções como "Infinitamente mais", "O Nome da Paz" e "Restauração". Este trabalho foi definido, pelos próprios integrantes, como um divisor de águas na discografia do Resgate. Em 2001, a banda gravou o primeiro disco ao vivo e também o primeiro registro áudio visual. O trabalho, Acústico foi gravado em maio daquele ano na sede da Renascer Copan. Vendeu mais de 100 mil cópias.Em 2002, é lançado Eu Continuo de Pé, o último a ser produzido por Paulo Anhaia por um período de dez anos. Este projeto foi constantemente citado pela banda e pela crítica especializada como o seu pior disco. No entanto, marca a primeira colaboração do músico contratado Dudu Borges, que gravou os pianos, órgãos, escreveu arranjos, editou e mixou a obra, com Anhaia. Em 2003, a banda gravou Ao Vivo, distribuído em CD e DVD, que traz alguns sucessos do Resgate, além de três canções inéditas gravadas em estúdio e num apartamento de Dudu Borges. Também foi feita a gravação de um clipe da música "O Meu Lugar", e durante as gravações quase houve um acidente, que seria fatal.Em 2005, a banda foi indicada em três categorias no Troféu Talento e integrou Dudu Borges como integrante oficial, que aos poucos se destacava na cena de produções musicais no país. Naquele mesmo ano, o Resgate já preparava um novo trabalho. Em 2006 foi lançado Até eu Envelhecer. A obra trouxe a regravação de "Apocalipse Now", um dos maiores sucessos do Katsbarnea, além de "O Médico e o Monstro", baseada no livro Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (em português "O Médico e o Monstro"). Em 2007 veio o registro do álbum ao vivo, também em DVD, que além das músicas do disco anterior, trouxe regravações de "Terceiro Dia", "Palavras", "O Rio", "Rock da Vovó", "5:50 AM", "Leve e Momentânea", entre outras. O álbum recebeu críticas mistas.
Com o interesse da Sony Music no mercado gospel, o Resgate foi a primeira banda brasileira do gênero a ser chamada para integrar seu cast, após o fim da Gospel Records.No final de abril de 2010, é lançado Ainda não É o Último, produzido por Dudu Borges e gravado em seu novo estúdio, o Studio VIP. O disco recebeu clipes de várias canções, com destaque para "Depois de Tudo" e "Jack, Joe and Nancy in The Mall", que foi gravado em Londres. O trabalho teve uma boa repercussão no meio, fazendo com que a banda se apresentasse em vários locais do Brasil e do mundo. Os integrantes do grupo afirmaram que desde Praise, era o primeiro trabalho em que estavam realmente satisfeitos com o resultado.Em 2011 o Resgate lançou uma coletânea em comemoração aos 22 anos de história intitulada Pretérito Imperfeito, mais que Perfeito, o segundo trabalho pela gravadora Sony Music. O encarte, em formato digipack traz fotos do arquivo pessoal dos membros, além de suas declarações contando curiosidades sobre as faixas. O disco conteve ainda uma faixa inédita, de título "Assim Caminha a Humanidade?", que foi substituída por "O Vesúvio" no álbum Ainda não é o Último. A banda lançou também, ainda em 2011, aplicativos próprios para os sistemas iOS (Apple) (iPhone, iPod, iPad) e plataforma Android.
Em 2012, Dudu Borges deixa a banda por falta de tempo para dedicar-se ao grupo, e o conjunto, com quatro integrantes fixos lança o décimo terceiro disco, Este Lado para Cima, produzido por Paulo Anhaia. A obra é o segundo disco inédito do Resgate pela Sony Music e conceitualmente abordou o recomeço da fé, com críticas ao meio
religioso. Musicalmente, o disco tornou-se mais cru, menos pop e mais
hard rock que Ainda não É o Último. Zé Bruno, o vocalista, afirmou que a proposta foi intencional, porque considerou, na época, que "tá tudo muito bonitinho".Nesta época, Zé envolveu-se em polêmicas acerca de textos e afirmações
acerca da falta de criatividade de músicos e bandas cristãs. Com um
texto diretamente relacionado ao Troféu Promessas, a banda foi banida do
prêmio.O show de lançamento de Este Lado para Cima gerou o DVD Aos Vivos, que reuniu canções dos álbuns ao vivo anteriores, incluindo faixas dos dois anteriores projetos de estúdio.
No lançamento do disco, uma entrevista do grupo dado a uma emissora
religiosa tornou-se notícia por críticas diretas ao mercado evangélico e
notória no YouTube. Em setembro de 2014, o grupo gravou mais um disco ao vivo, de título 25 Anos.
Pretendendo abordar canções esquecidas de sua discografia, além das
inéditas "Ninguém Vai Saber", "Luz" e "Ele", além do cover de "All You Need Is Love" dos Beatles, a obra conteve a participação de Paulo Anhaia e Carlinhos Anhaia, o tecladista André Freitas, o cantor Adhemar de Campos e a Orquestra Musitá. O projeto foi lançado em maio de 2015. Em setembro de 2016, a banda participou do programa Kiss Club, da rádio Kiss FM. A gravação, dois meses depois, se transformou no álbum Ao Vivo na Kiss FM,
disponível apenas nas plataformas digitais e distribuído de forma
independente. O disco contém a maioria das músicas do álbum anterior,
mas tocadas ao vivo no programa.
Resgate Tube:
5:50
O médico e o Monstro




Nenhum comentário:
Postar um comentário