"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele"
(Provérbios 22:6)
(Provérbios 22:6)
Agradeço a Deus pelas pérolas preciosas que recebi dEle. São cinco pérolas que mudaram minha vida e me transformaram na mulher e na mãe mais feliz do mundo, mãe de cinco filhos maravilhosos que foram e sempre serão minhas joias preciosas. Quando eu e meu marido decidimos criá-los, a princípio, numa religião, tivemos que correr atrás delas para descobrirmos qual a que estava de acordo com a Bíblia. Visitamos todo tipo de "religião" mas, finalmente, Deus colocou diante de nós um casal de missionários que falou do amor de Deus e nos mostrou verdades bíblicas que abriram nossas mentes e nos fez decidir aceitar Jesus em nossa vida. Agora, com a Palavra de Deus em nosso coração pudemos educar nossos filhos, nossas joias preciosas, à maneira de Deus. Tivemos muitos acertos mas também erramos, algumas vezes, quando a carne passava por cima do que Deus nos mandava fazer. Mas agradecemos a Ele os filhos que, hoje, se transformaram em verdadeiros homens e mulheres de Deus.
Assim como eu, amada irmã, você que é mãe, decida de todo o seu coração educar o seu filho à maneira de Deus, de acordo com a Bíblia. É nela onde você vai saber qual é a maneira que Deus quer que você eduque o seu filho. Você quer educá-lo para a vida? Então veja o conselho que o Senhor lhe dá em Provérbios 22:6 ... "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Este é o conselho do nosso Deus ... um conselho sábio e, ainda mais, acompanhado de uma promessa ... e "até quando envelhecer não se desviará dele." Educar meu filho é orientá-lo, instruí-lo, discipliná-lo e seguir todos os conselhos sábios do Senhor. Mãe, nunca entregue a educação dos seus filhos a babás, nem a professoras de Escola Dominical, nem, muito menos, deixem eles mesmos escolherem os seus próprios caminhos, pois "... a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe" (Provérbios 29:15). Que futuros homens e mulheres serão eles? Com certeza, eles serão fortes candidatos ao inferno. Que triste fim para nossos filhos! Não entregue também a outra pessoa a educação do seu filho! Lembre-se que ele nasceu um pecador e cabe a você orientá-lo para que ele se transforme em um homem (mulher) de honra que teme e ama o Senhor.
Na Sua Palavra Deus me diz que devo orientar, instruir mas também devo disciplinar quando necessário, pois Prov. 13:24 O que não faz uso da varetinha odeia seu filho, mas o que o ama, sem demora o busca com castigo instrutivo. (Bíblia LTT). Quando estou cuidando de minhas plantas lembro muito deste versículo. Se eu quero que uma plantinha cresça reta, então, enfio uma varinha junto à planta e vou amarrando com pequenos pedaços de cordão. Cuido dela, diariamente, e ela cresce do jeito correto e perfeito. Há uma frase muito interessante e verdadeira do pastor Henry Ward Beecher ... "Não é difícil fazer uma criança ou uma árvore crescer de maneira correta se você os educa quando jovens, mas não é fácil endireitá-los depois que você permitiu que crescessem errados." Toda mãe sabe o quanto é difícil trazer um jovem rebelde para os caminhos do Senhor. Por isso, saiba de uma coisa: a personalidade de uma criança é formada até mais ou menos cinco anos de idade. Então, eduque o seu filho do modo como o Senhor quer e assim você poderá ter certeza que ele não será um jovem rebelde mas um jovem que ama e é submisso ao Senhor. Eduque-o nos caminhos do Senhor. Mas quais são os caminhos do Senhor? A Bíblia nos diz em Provérbios 6:20-21 ... "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe..." A lei de uma mãe é aquela que ela aprendeu do Senhor. É uma lei sem erros. É a lei que a faz levar seu filho pelos caminhos do Senhor.
A Bíblia diz que...
"O caminho de Deus é perfeito"
(Salmos 18:30)
"O caminho do Senhor é fortaleza para os retos..."
(Provérbios 10:29)
(Salmos 18:30)
"O caminho do Senhor é fortaleza para os retos..."
(Provérbios 10:29)
Qual é a mãe que andando por este caminho vai errar?
Se eu caminho lado a lado com o Senhor, se estou sempre agradecendo a Ele, tenho que confiar que irei orientar, instruir e disciplinar meu filho da maneira mais correta possível. O Senhor me diz ... "No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar" (Provérbios 4:11).
"Ensina-me, Senhor, a ser uma mãe justa, equilibrada e que está sempre atenta aos teus ensinamentos. Ensina-me a dar bons conselhos a meu filho, a corrigi-lo na hora certa sem, nem de longe, pensar em voltar atrás na disciplina por causa de impaciência, cansaço ou desânimo. Que eu o discipline da maneira mais correta, justa e perfeita. Ensina-me a andar nos Teus caminhos que são perfeitos e me transformam numa mulher forte e sábia.
Obrigada, Pai, pela Tua Palavra que é luz para os meus pés. Toma em Tuas mãos os meus filhos e netos e transforma-os em homens e mulheres de honra. É no nome de Jesus que Te peço tudo isto. Amém!"
Disciplinar, educar, orientar, instruir e aconselhar...
O dia a dia de uma mãe que deseja o melhor para seu filho é cheio de interrogações ...
1- De que maneira devo disciplinar meu filho?
2- Como educá-lo a fim de que ele se transforme em um homem de bem, cheio de fé e obediente ao Senhor?
3- Como orientá-lo para que ele faça o que é certo aos olhos do Senhor?
4- Como instruí-lo no caminho em que deve andar?
5- Como posso aconselhá-lo sabiamente?
As respostas para estas perguntas encontramos na Palavra de Deus que é cheia de sabedoria ...
"Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem"
(Provérbios 3:11-12)
“O que não faz uso da varetinha odeia seu filho, mas o que o ama, sem demora o busca com castigo- instrutivo.”
(Proverbios 13:24 - Bíblia LTT)
"O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe"
(Provérbios 15:20)
"O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria. O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz"
(Provérbios 17:21,25)
"Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar"
(Provérbios 19:18)
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
(Provebios 22:6 - ACF)
“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a varetinha do castigo- instrutivo a afugentará dela.”
(Proverbios 22:15 - Bíblia LTT)
“Não retires o castigo- instrutivo da criança; pois se a fustigares com a varetinha (do castigo- instrutivo), não por isso morrerá.”
(Proverbio 23:13 - Bíblia LTT)
“Tu a fustigarás com a varetinha (do castigo- instrutivo), e livrarás a sua alma do inferno.” (Proverbios 23:14 - Bíblia LTT)
“A varetinha e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma , envergonha a sua mãe.”
(Proverbios 29:15 - Bíblia LTT)
"Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma"
(Provérbios 29: 17)
Veja, amada mãe, que tesouro temos em nossa própria casa! Que tesouro temos diante de nossos olhos! Que conselhos bons e cheios de sabedoria! Podemos dizer que o livro de Provérbios é o manual de disciplina da criança, cheio da sabedoria de Deus e de instruções que poderão nos ajudar a treinar nossos filhos em incontáveis caminhos. É um livro que nos mostra que devemos usar a varetinha quando necessário. Mãe, nunca deixe de disciplinar seu filho, pois fazendo assim você estará agindo contra os princípios perfeitos de Deus.
Lembre-se sempre do seguinte:
A Bíblia diz a mim e a você que ... Prov. 22:15 A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a varetinha do castigo- instrutivo a afugentará dela. (Bíblia LTT)
A psicologia moderna nos diz que o ser humano é basicamente bom mas a Bíblia diz que ele é falho, corrupto por natureza e precisa se converter e se regenerar.
Se você não disciplina o seu filho o resultado para a sua tristeza é este ... "O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria." (Provérbios 17:21).
E mais...
"O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz" (Provérbios 17:25).
E ainda mais...
Prov. 29:15 A varetinha e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma , envergonha a sua mãe. (Bíblia LTT)
Se você decide disciplinar seu filho, veja, então, o que a Bíblia diz sobre esta sua decisão ...
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).
Veja que promessa maravilhosa para a vida do seu filho! Portanto, mãe, comece a disciplinar seu filho, pois...
“O que não faz uso da varetinha odeia seu filho, mas o que o ama, sem demora o busca com castigo- instrutivo.”
(Proverbios 13:24 - Bíblia LTT)
Não espere que seu filho obedeça ou faça tudo correto se você não o treinar, não o ensinar. Você tem que ensiná-lo a, por exemplo, não pegar no jarro que está na mesinha do seu conjunto da sala de visita, a não subir a escada que vai para o primeiro andar, porque é perigoso, a não colocar o dedinho na tomada de luz ... Seu filho deve ser treinado "no caminho em que deve andar" (Provérbios 22:6). Este caminho não é o caminho natural da criança mas é o de Deus.
Mãe, lembre que na disciplina você tem que fazer o uso da varetinha, Prov. 23:13 Não retires o castigo instrutivo da criança; pois se a fustigares com a varetinha, não por isso morrerá. (Bíblia LTT)
Prov. 23:14 Tu a fustigarás com a varetinha e livrarás a sua alma do inferno. (Bíblia LTT)
A varetinha , que é mencionada na Bíblia quatro vezes, é o instrumento bíblico próprio da disciplina. Devemos estar atentas para não usarmos nossas mãos, nem os punhos, nem tapa, nem bofetada, nem pontapé.O instrumento que devemos usar é a varetinha!
Lembremo-nos sempre do que a Bíblia nos diz ...
“O que não faz uso da varetinha odeia seu filho, mas o que o ama, sem demora o busca com castigo- instrutivo.”
(Provérbios 13:24 - Bíblia LTT)
Como disciplinar:
Finalmente, a disciplina ...
1- tem que ter em mente a eternidade
"... e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6);
2- tem que ter em mente o livramento do inferno
Prov. 23:14 Tu a fustigarás com a varetinha e livrarás a sua alma do inferno. (Bíblia LTT)
Mãe, olhe para além dos gritos ou lágrimas do seu filho. Olhe para muito além da sua impaciência ou falta de tempo. Pense no dia em que seu filho deixar este mundo e partir para a eternidade. Para onde será que ele vai? Onde ele irá viver eternamente? No Céus ou no Inferno?
Isto vai depender de você!
* Nota: A “Varinha” ou “Varetinha”: Obviamente, neste contexto
de amor dos pais e do amor de Deus, não pode ser uma varona de 2m constituída de pesada e dura madeira e de diâmetro na ordem de 5cm (ela poderia facilmente matar, aleijar ou desfigurar), nem mesmo qualquer diâmetro menor, posto que sua dureza, peso e inflexibilidade poderiam causar cruéis ferimentos e marcas permanentes, no corpo e na alma. Entendo que a “varinha" ou a “varetinha” se refira a um pequeno pedaço de uma fininha ponta de vime ou junco (ou cipozinho), portanto muito leve, tenra e muito frexivel. Com na ordem de 2 a 4 mm de diâmetro e 20 a 25 cm de comprimento e deve ser usada:
1 - Raramente e com muita moderação e branda sabedoria.
2 - Somente quando houver extrema insolência na rebeldia e desobediência em direção a comportamentos que poderão se tornar muito perigosos para a criança, seus próximos e a sociedade.
3 - Somente em crianças e não em filhos quase adultos.
4 - Somente quando a raiva dos pais tiver passado.
5 - Somente em atitude de amor e com lágrimas nos olhos dos pais.
Por exemplo, suponha um menino de 4 anos que ainda não aprendeu a controlar sua ira e que, sempre que briga com outro, tenta feri-lo o mais mortalmente que puder, usando qualquer coisa cortante ou pontiaguda que descubra. Ele pode ganhar muito se a admoestação verbal (amorosa e sábia) dos pais, e outras sábias medidas (inclusive sugeridas por conselheiros especializados nesse tipo de problemas), for reforçada com 1 ou 2 golpes sem exagero de forças, usando um pedaço de varetinha de uma pequena pipa. Melhor recuperá-lo com isso do que deixá-lo alimentar sua agressividade incontrolada até ser tarde demais e ele virar um adulto e, sob explosões de ira e assim arruinando sua própria vida.
Por: Valdenira Nunes de Menezes Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário