segunda-feira, 4 de maio de 2015

Filosofia: Sobre a criação dos Anjos, por Jakob Böhme.



Jakob Böhme
Aqui alguém poderia perguntar: “O que é propriamente um anjo?” Olha: Quando Deus criou os anjos, criou-os do sétimo espírito-fonte [ou da sétima força divina], que é a Natureza ou o Céu santo. (...) Nota a profundidade: Há sete espíritos [ou forças] em Deus, todos os sete se moveram e a Luz também se moveu neles, e o Espírito Santo que sai dos sete espíritos de Deus também se moveu. Ora, o Criador também quis criar, conforme o Seu Ternário, três legiões; não separadas umas das outras, mas unidas umas às outras, constituindo como que um círculo ou esfera. Agora observa: como estavam os [sete] espíritos em seu movimento ou ascensão, assim também resultaram as criaturas. No meio de cada legião, corporificou-se ou compactou-se o coração de cada legião, o que constituiu um rei ou grão-príncipe angélico.
Assim como o Filho de Deus é engendrado no meio dos sete espíritos de Deus e é a vida e o Coração dos sete espíritos, assim também um rei angélico foi criado da Natureza, ou do céu da Natureza, de todos os sete espíritos-fonte, no meio de sua região, com o que ele era o coração numa legião, tinha em si as qualidades, o poder e a força de toda sua legião e era o mais belo entre todos os outros [anjos].
Assim como o Filho de Deus é o Coração, a vida e a força de todos
os sete espíritos de Deus, assim também é o rei angélico em sua legião. E assim como na força divina há sete qualidades principais, das quais o Coração [ou Filho] de Deus é engendrado, assim também alguns poderosos príncipes-anjos foram criados em cada legião, segundo cada qualidade principal, o número dos quais não sei exatamente, e eles se mantêm perto do rei e são condutores ou líderes dos outros anjos.
Tens de saber aqui que os anjos não são todos da mesma qualidade, nem são todos iguais em força. Pois embora cada anjo tenha em si a força de todos os espíritos-fonte, em cada um uma dessas qualidades [ou espíritos-fonte] é predominante, e é segundo essa qualidade que seu espírito é glorificado. Pois como o salitre estava em cada lugar no momento da criação, assim também foi o anjo, e ele foi nomeado e glorificado segundo a qualidade que foi predominante nele. Assim como entre as fl ores dos campos cada uma recebe sua cor e seu nome de sua qualidade, assim também ocorre com os santos anjos. Alguns são mais fortes na qualidade adstringente. Eles estão mais próximos da qualidade fria e são de uma luz castanha ou parda.
E quando a Luz do Filho de Deus brilha neles, então são como um castanho relâmpago, mas são muito claros em suas qualidades. Alguns são da qualidade da água6. Eles são luminosos como o Céu santo, e quando a Luz brilha neles assemelham-se a um mar cristalino. Em alguns a qualidade amarga é predominante. Eles são semelhantes a uma pedra preciosa verde que cintila como um relâmpago, e quando a Luz brilha neles, então adquirem aparência verde avermelhada, como se um carbúnculo brilhasse neles ou como se a vida tivesse ali sua origem.
Alguns são da qualidade quente. Eles são os mais luminosos e
brilhantes entre todos; são amarelos e vermelhos, e quando a Luz brilha neles assemelham-se ao relâmpago do Filho de Deus. Em alguns é a qualidade do amor que predomina. Eles são um reflexo do celeste reino de alegria, são muito luminosos, e quando a Luz brilha neles assemelham-se à luz azul e têm um aspecto arrebatador.
Alguns são mais fortes na qualidade do tom ou som. Eles também
são luminosos, e quando a Luz brilha neles assemelham-se ao fulgor de um relâmpago e a algo que tende a se elevar.
Alguns são da qualidade da Natureza inteira, como
Coração de  Böhme, simbolo usado pelo filosofo.
se fossem uma
mistura geral. Quando a Luz brilha neles, assemelham-se ao Céu santo, que é formado de todos os espíritos de Deus.


Jakob Böhme  


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